terça-feira, 7 de junho de 2016

Reaproveitando: Sacola de Presentes!



Bom dia!

Mais um tutorial fresquinho pra vocês! Quem nunca ficou babando nas sacolas de presente em papelarias e supermercados, mas sem coragem de comprar uma pra dar pra alguém ou ganhou uma e não sabia o que fazer com ela? Seus problemas acabaram! Por que essas sacolas são perfeitas pra você utilizar nos seu planner!


Eu me apaixonei por essa estampa de cupcakes com bolinhas quando estava andando no supermercado Big e tive que comprar! Você pode encontrar essa e muitas outras, ela custou cerca de quatro reais!


Sacola adquirida, o primeiro passo é decidir o que você quer criar a partir da sacola, as principais ideias que eu tive e quis fazer foram: uma página bonitinha (ou um dashboard, como falam nos EUA) pra ficar na frente do planner com um shaker no centro, um bolso de adesivos para a parte interna da capa do planner e uma página com um calendário do ano todo que no Happy Planner não vem.

A partir dessas ideias iniciais fui desenvolvendo e criando outras coisas e modificando elas. Por exemplo no meio de um dos tutoriais eu recortei um dos cupcakes e criei um novo clips de papel super fofo! Pensem nas suas necessidades e do seu planner, uma coisa que eu queria fazer também era uma nova capa para o planner, o material já mais plástico da sacola é ótimo pra isso apesar de não ser muito forte, da pra colar ele em uma cartolina ou algum papel mais grosso!

Dashboard com Shaker

Você vai precisar de:

- Sacola de papel
- Régua
- Purpurina e outras miçangas para colocar a se "mexerem" no shaker.
- Sacola ou folha de plástico transparente.
- Tesoura
- Papel / cartolina.
- Fita adesiva espuma dupla face, eu comprei na papelaria por 4 reais o rolo.
- Furador

Comece desmontando a sua sacola, cortando a lateral e o fundo para ficar mais fácil na hora de trabalhar com ela. 


Eu tracei uma das páginas do planner para saber como cortar pra ficar direitinho no planner e onde fazer os furos pra inserir ela no planner depois. Eu cortei com uma tesoura normal sem ponta e fiz os furos com um furador que faz um furo por vez.



Pra decorar a página eu quis fazer um shaker pra colocar no meio e segui os mesmos passos do Fazendo seus próprios Shakers!. Recortei um retângulo em um papel de scrapbook e fiquei umas duas horas escrevendo uma das minhas citações motivacionais favoritas.

"Sempre parece impossível até estar finalizado"

Cortei as tiras da fita adesiva de espuma e separei os adereços que eu queria colocar no shaker


Pra moldura eu desenhei o retângulo em uma cartolina branca e desenhei um retângulo menor com cerca de meio centímetro de distancia por dentro dele. Eu pintei a moldura com tinta aquarela e recortei ela depois de seca com um estilete. Separei um retângulo do mesmo tamanho de uma embalagem plástica e colei com cola em fita por trás da moldura.


Coloquei a purpurina, os lacinhos, as pedras, as lantejoulas de estrela e corações coloridos dentro e colei a moldura por cima!


Pra finalizar o dashboard eu colei o shaker mais ou menos no centro e depois decidi decorar ele com alguns adesivos!


Bolso para adesivos

Você vai precisar de:

- Sacola de papel
- Régua
- Tesoura 
- Cola
- Sacola ou folha de plástico transparente.

Você ainda deve der muita sacola sobrando e agora vem aquela vontade de usar a outra frente linda e sem marcas de dobras, resista! Se você quer reaproveitar ao máximo ela utilize as laterais também, pra fazer o bolso você vai precisar de pouco espaço e as linhas de dobras da lateral não vão aparecer tanto no trabalho finalizado.


Primeira coisa a fazer é decidir o tamanho que você quer o seu bolso. Veja se você vai querer coloca-lo colado na parte de dentro da capa ou da contra capa ou inserir ele nas páginas do planner e que tipo de adesivos vai querer colocar. Não adianta fazer o bolso e depois os adesivos que você quer colocar não caberem. Meça tudo e teste, corte folhas de rascunho e veja o que lhe parece mais atrativo. Lembre que uma parte da área do bolso vai ser para a cola e considere o tamanho que ele vai ter internamente.
 Eu já tinha testado fazer um bolso de papel de scrapbook e achei que o tamanho da lateral da sacola era perfeito e já recortei ela. Pra ficar mais fofinho decidi pelas medidas de 14x14cm pro tamanho total dele. E pro bolso menor da frente de 8x14cm.


Depois de decidido no papel é só recortar. Para a abertura menor decidi por recortar uma borda em cima, acrescentando mais meio centímetro ao tamanho dele




Com ele recortado quis colocar uma abertura com transparência pra dar pra ver o que tem dentro, desenhei centralizado um retângulo menor de 5,5x7,5cm e recortei ele com um estilete. Recortei um pedaço de plástico de 6x8cm e colei ele por dentro pra tapar o buraco e nenhum adesivo escapar, mas ainda permitindo a visualização da parte de dentro.


Com ele pronto recortei o retângulo maior (de 14x14cm), arredondando as pontas de cima, e colei o bolso menor na frente dele, passando cerca de 0,5cm cola nas duas laterais e na parte debaixo do menor, alinhando ele com a parte de baixo do maior.


Agora é só colar ele no seu planner! Eu utilizei a cola em fita da FaberCastel recomendo pra essas capas plastificadas também cola  quente, pois as duas grudam bem, mas são fáceis de retirar caso você enjoe e queira trocar ele!


Acrescente os seus adesivos, post its, cartões, clips etc e aprecie a fofura!


Se você quer fazer mais do que duas aberturas pro seu bolso é só recortar mais retângulos conforme as alturas que você prefere e ir colando o menor na frente do maior. Sempre conte para o bolso de trás a diferença de tamanho entre ele e o menor mais o tamanho do menor... E pra colocar adesivos maiores por trás é só não colocar cola em uma das laterais da abertura maior!

Esse eu fiz com papel de Scrapbook, se quiserem um passo a passo me avisem!

Dashboard com calendário

Você vai precisar de:

- Sacola de papel
- Régua
- Tesoura
- Furador 
- Papel
- Calendário

 Eu queria colocar no planner um calendário do ano de 2016, que não vem nele, pra marcar os dias que eu li um livro. Eu geralmente começo e termino um livro no mesmo dia, se não eu marco o dia em que passei mais tempo lendo ele, ou o dia que terminei. Pra poder ver como um todo quantos livros eu li durante o ano e os meus "padrões de leitura".

Os primeiros passos aqui são iguais ao do primeiro dashboard, traçar uma página do planner e marcar os locais para furar, recortar e furar ela.


O calendário eu peguei de uma agenda de 2015 que vinha também com o calendário de 2016. Se não achar em casa você também pode imprimir um da internet é só colocar no Pinterest ou no Google e ver o que se encaixa melhor nas suas necessidades!



Pra colar ele no dashboard eu recortei algumas tiras de washi que combinavam com o tema, assim se eu quiser trocar o calendário para o ano que vem fica mais fácil! Como decoração e indicar o que eu estava registrando desenhei em um papel branco uma bandeira com caneta dourada e colei letras adesivas escrevendo "To Read". Colei ela com cola em fita em cima do calendário e com alguns adesivos de números antigos escrevi 2016 na parte de baixo.



É isso espero que tenham gostado e entendido esses tutoriais mais simples. E que eles tenham trazido várias ideias pra vocês reaproveitarem não só sacolas como outros materiais na sua casa!



Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário