sexta-feira, 17 de junho de 2016

Transformando a sua Agenda em um Planner!


Boa noite!

Quando eu descobri o universo dos planners em março de 2015 fiquei morrendo pra conseguir ter um e decorar e fazer todas as coisas que todo mundo fazia na internet! E como eu não tinha dinheiro pra pedir um pela internet do estrangeiro e naquela época ainda não tinha muita gente vendendo eles aqui no Brasil fui caçar nas papelarias da pequena Santa Maria uma agenda que eu pudesse usar!

Encontrei na sorte essa da Easy Week que é designada para quem trabalha e tem várias reuniões. Ela é dividida em horas e tem linhas pra escrever o que eu não gostei nem um pouco, a minha vida não acontecia/acontece das 7 da manhã as 8 da noite. Mas o mais importante que fez com que eu comprasse foi que uma semana aparece em duas páginas dividindo os dias verticalmente.

Comprar uma agenda dessas um pouco mais barata e testar por algumas semanas antes de investir uma grana comprando um planner foi essencial pra mim. Eu sempre troco de ideia e de hobby e nunca tinha conseguido manter mesmo uma agenda ou diário sempre desistindo no meio do caminho. Então esse pré teste foi maravilhoso, o que da pra fazer também de "teste" é imprimir alguns inserts de graça da internet e grampear ou costurar eles e montar o seu planner em casa sem gastar com ficharios etc e ver se essa vibe é pra você ou não. Quero fazer um post só com dicas de inserts pra baixar grátis da internet fiquem ligadas!


Eu gostei muito dela e dei a maior sorte por que as cores dele são super neutras, as datas são azul escuro com detalhes em amarelo tipo dourado. Eu achei o 2016 pra vender por 20,00 no mercado livre. Eles trocaram o amarelo por vermelho o que eu não gostei, mas se você não se importa eu super recomendo. Ele vem com calendários do ano, do ano seguinte e do anterior e uma seção no final com diferentes fuso horários, mapas etc bem voltada pra empresários. Ela tem o tamanho de um caderno universitário e capa de caderno universitário também, o que é bem grande comparado com os tamanhos de planners e agendas normais, mas oferece bastante espaço pra você escrever nos dias e ele é muito leve tipo um caderno de uma matéria. Ótimo pra quem esta na estudando e já tem uma bolsa que cabe esse tipo de caderno!

Ok, agora que você achou a sua agenda, seja ela vertical, horizontal, de ponta cabeça do jeito que funciona melhor pra vocês é hora de começar a planejar decorar! A foto abaixo é da minha primeira tentativa de decorar a minha agenda!


É claro que não ficou aquela maravilha, mas com o tempo eu fui pegando o jeito. E mais importante fui descobrindo o meu jeito! Até hoje eu fico mudando a minha maneira de decorar, dependendo das atividades programadas, datas, inspirações e até só pra não ficar monótono! 

Antes de falar sobre os materiais que eu usava pra decoração quero mostrar alguns exemplos de como era a minha decoração, essas foram as 3 "fazes" pelas quais eu passei nesse planner:




Os principais materiais que eu me vi usando no planner vieram das minhas necessidades. A numero um pra mim era cobrir os horários que vinham na lateral. E é claro que eu gostaria de ter usado fita tipo washi, mas não era a minha realidade na época. A segunda de tentar destacar as coisas no meio das linhas e a terceira de utilizar o maior número de "coisas de planner" antes de investir nelas.

Vamos combinar que se você ta com vontade de montar o seu planner é por que é ligada nessas coisas de papelaria e coisas fofas e já deve ter um estoque de alguma delas em casa. Então vamos deixar de guardar e colocar no uso aquela folha preta, a figurinha super rara  a caneta de gel com glitter... 


Comecei puxando umas agendas antigas: da Jolie e da Capricho, bloquinhos e agendas com papéis fofos e post its e fui recortando tudo! Fiz bandeiras, flechas, listas, corações, quadrados, tudo o que podia igual aos adesivos da internet. 

Outra coisa foi pegar os adesivos que eu já tinha em mãos, peguei todos os cadernos antigos meus e da minha irmã e tirei os anos de figurinhas guardadas e coloquei no uso! 

Os adesivos vendidos em papelarias também são super legais, achei vários já super bem feitos principalmente das princesas da Disney, da Hello Kitty, de corações, estrelas e até uns de natal super fofos! 

E apesar de não ter fitas washi ainda da pra achar em um preço super acessível fitas de plástico mesmo decoradas, eu já tinha algumas em casa e aproveitei elas ao máximo!


Outra coisa que eu fiz, mas que não acho uma seja uma opção viável recorrente, eu só fiz por falta de dinheiro, falta de opções pra download na internet e por que não existiam lojas que vendiam adesivos no Brasil, é imprimir alguns ícones em casa, eu copiava as imagens de lojas do Etsy, colava no Word, imprimia e recortava a mão. Ainda tenho muitos deles guardados. Mas foram essenciais pra eu aprender a não sair comprando uma cartela de guarda-chuvas se eu usava quase toda a semana os ícones de TV. E assim poder utilizar melhor o meu dinheiro. Se você for fazer isso pelo amor de todas as deusas não vá vender nada que não te pertence e por favor compre adesivos das lojas que você copia, não é muito legal imprimi um monte de uma loja e na hora de comprar os adesivos ir em outra. É claro que você faz o que quiser da vida, mas não custa prestigiar quem teve o trabalho de criar os adesivos!


Hoje em dia existem vários sites que disponibilizam arquivos de adesivos de graça pra você baixar e são os que eu mais utilizo! Vou fazer um post separado só com os melhores sites pra baixar, o que cada um oferece, pra que tipos de planners, como baixar, como imprimir etc.

Você também pode criar os seus próprios adesivos, eu tenho aqui no blog um post só sobre isso: Incorporando Pinterest no seu Planner + Criando seus adesivos! 


São essas as minhas dicas pra otimizar a sua decoração na agenda! Não quis delimitar tipo: use adesivo tal para marcar tal coisa, decore tal atividade de tal jeito, por que decorar o seu planner deve ser uma tarefa, pra mim, que reflete a sua personalidade e o seu dia a dia, pra você voltar daqui um ano ou dois que nem eu estou fazendo e relembrar, passar a sua semana tranquila sabendo que ta com tudo em dia e todos os compromissos certinhos... Não existe uma fórmula para decorar o planner, existem milhares e por isso que tem essa comunidade linda no mundo todo compartilhando os seus planners!

Seguem ai todas as minhas semanas, desde o primeiro teste até o meu aniversário quando fui pros EUA e comprei o meu Happy Planner! Espero que deem umas dicas pra vocês, tem muita experimentação e muito amor registrado ai!





















Espero que tenham gostado e não desanimem! Sei que vocês vão conseguir ter os seus próprios planners lindos e super decorados rapidinho!

Beijos!

4 comentários:

  1. Ai que tri essas dicas! As tuas últimas decorações fazem parecer que é realmente um planner e não uma agenda! Eu abandonei um pouco o planner e estou utilizando bullet journal pra um memories notebook, mad sempre me inspiro com teus posts e já vou separar adesivos pra imprimir!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, brigada!! Quero ver fotos do seu bullet tenho certeza que deve ser lindo <3

      Excluir
  2. Criatividade e bom gosto é a receita um planner lindo como este! Amei a ideia!

    ResponderExcluir