domingo, 15 de maio de 2016

Review livro: Guerra Civil da Marvel




Boa noite! 
Hoje vai ser um post duplo, primeiro uma review do livro Guerra Civil da Marvel e mais tarde vem o meu PWM da semana!

Eu adoro os filmes e seriados de super heróis apesar de nunca ter lido muitas HQs e depender muito das informações da internet pra saber sobre as histórias que rodeiam esses mundos. O universo da Marvel sendo o meu favorito por ter uma maior variedade de histórias disponíveis na tela e assim disponibilizando um maior contato do público com diferentes personagens. Ler histórias em quadrinho sempre foi complicado pra mim, sou muito chata com traços e desenhos e apesar de me interessar pelas histórias nunca me chamaram atenção as Comics da Marvel na livraria. 


Entre todos os heróis o Capitão América é com certeza o meu favorito, os seus filmes e o seriado da Agente Carter só fizeram crescer a minha convicção. A curiosidade em descobrir mais sobre a história me levaram a descobrir os livros criados baseados nas histórias em quadrinhos dos heróis da Marvel e não no roteiro do cinema. Já adianto que pra quem busca essa narrativa, mas prefere uma leitura longa de um livro do que os desenhos dos quadrinhos vá em frente e compre o livro! Ele foi uma resposta abençoada para uma entusiasta encurralada!

Guerra Civil da Marvel traz uma cópia quase que perfeita da história contada nos quadrinhos pelo que pude descobrir. Como livro eu achei perfeito para dar uma pausa nas literaturas fantásticas e romances sem ter que abrir mão da fantasia. O universo da Marvel já está bem estabelecido no livro, não é para iniciantes que não conhecem os principais heróis. Aqui vemos uma época em que todos já tem uma reputação e identidade bem estabelecida, não se trata de um unico personagem, nem de uma busca por autoconhecimento.


O livro consegue trabalhar muito bem as diferentes perspectivas dos dois lados da guerra, principalmente por trazer não só as narrativas dos principais envolvidos, Capitão América e Homem de Ferro, mas os de heróis secundários pra trama, mas que são essenciais para o desenvolvimento da narrativa. 

Eu me preocupava que o livro poderia ser um pouco "ação de mais desenvolvimento de menos" e fui felizmente surpreendida por discussões racionais e o desenvolvimento emocional e psicológico que levaram a um fechamento esperado do conflito em conjunto com cenas de ação muito bem descritas e emocionantes. Apesar de ter ficado perdida em algumas partes e desejar ver como elas se passam na HQ. Ele é um livro um tanto quanto realista e duro diferente do cinema e da fantasia que vemos no cinema, os personagens parecem mais adultos. Não é um livro que desenvolve muito na questão da narrativa pessoal de cada um, mas pra mim foi uma oportunidade de poder conhecer o maior número de heróis diferentes em uma história interessante.


Se você está pensando em ler o livro achando que é parecido com o filme que acabou de sair vai ficar decepcionado, o momento em que os personagens se encontram em cada narrativa e as motivações são bem diferentes levando à duas histórias com poucas semelhanças. Se quiser saber exatamente como eu achei essa matéria bem legal (cuidado contém SPOILERS) Cine Login Guerra Civil – Diferenças entre o livro, a HQ e o filme.


"A épica história que provoca a separação do Universo Marvel. Homem de Ferro e Capitão América: dois membros essenciais para os Vingadores, a maior equipe de super-heróis do mundo. Quando uma trágica batalha deixa um buraco na cidade de Stamford, matando centenas de pessoas, o governo americano exige que todos os super-heróis revelem sua identidade e registrem seus poderes. Para Tony Stark - o Homem de Ferro - é um passo lamentável, porém necessário, o que o leva a apoiar a lei. Para o Capitão América, é uma intolerável agressão à liberdade cívica. Assim começa a 'Guerra Civil'."


Nota
✎✎✎✖
Próximo passo pra mim vai ser comprar os outros livros lançados de outros super heróis! E vocês de que lado estão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário